Institucional

O novo Seminário teológico metodista.

O Seminário Metodista César Dacorso Filho é a concretização de um desejo do Colégio episcopal de não interromper a educação teológica da Igreja metodista no Rio de Janeiro dando, assim, continuidade ao curso de Teologia do UNIBENNETT que está em processo de encerramento.

O Seminário metodista César Dacorso Filho foi criado em 1958 para formar os pastores da Igreja metodista no Rio de Janeiro. À época chamava-se Instituto Asbury. Em 1962, por decisão conciliar, foi mudado seu nome para homenagear o primeiro Bispo Brasileiro da Igreja metodista: César Dacorso Filho, mas continuou fiel à sua vocação fundamental.

O curso de teologia livre nasce com o grande desafio de responder às demandas de uma Igreja em processo de crescimento e expansão. Mais que isso, o novo Seminário quer ser uma referência de educação de qualidade não somente para os metodistas, mas para todos os que têm interesse em receber uma formação teologicamente sedimentada. Queremos, pois um curso de Teologia onde se cultive uma “Fervorosa inteligência”, nos moldes do Metodismo wesleyano.

Pretendemos oferecer num primeiro momento o curso teológico livre, isto é, sem o reconhecimento do MEC, mas nos próximos anos, entretanto, é nosso desejo entrar com um pedido de autorização e reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

Ofereceremos o Curso teológico na modalidade presencial para os alunos residentes na região metropolitana do Rio de Janeiro (Rio, Niterói, São Gonçalo e Baixada fluminense) e o Semipresencial para os residentes no interior do Estado do Rio de Janeiro com campus nas dependências do IMFORM, em Teresópolis.

O curso terá um enfoque pastoral acentuado, sem perder a excelência acadêmica. Isto alcançaremos tanto por meio de um corpo docente qualificadíssimo, como também por meio da presença de pastores e pastoras da Igreja metodista que serão convidados para ministrarem disciplinas Prático-pastorais. Estes professores colaboradores serão indicados pelo Bispo Paulo Lockmann e terão o status de “Professor convidado”. Com isto a formação teológica reafirma sua relação de proximidade com a vivência da fé de nossas comunidades, além de reconhecer e valorizar as experiências pastorais dos colegas.

O curso pretende estar em diálogo constante com a Programa de orientação vocacional – POV e com a Comissão ministerial regional visando a acompanhar e apoiar os estudantes (futuros pastores e pastoras) em todo o seu processo de formação: do chamado na Igreja local até a sua primeira nomeação.

Dr. Levy Bastos, pastor metodista.