Chegou o Tempo do Natal E Eles Não Tinham uma Morada

1Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. 2Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. 3Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade. 4Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. 5Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, 6e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. 7Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão. Lucas 2: 1-7

 Meditação: A sagrada família não diferia das demais pessoas de seu tempo, era gente do povo. Não tinham grandes posses. Precisando sair em viagem não encontraram um lugar para o nascimento de seu filho. Tiveram o mesmo destino de milhões de pessoas que hoje também não têm uma casa, uma morada segura. A eles se assemelham milhões que não têm onde morar ou vivem em condições precárias.

O menino Jesus não nasceu num “berço” de ouro, mas acabou sendo abrigado numa simples estrebaria. As Escrituras falam de um estábulo, sem brilho e sem glória. No silencio e na simplicidade da vida, veio ao mundo, o nosso redentor.

No Natal de Jesus nosso Deus nos dá um sinal inconfundível de que está perto dos muitos que ainda não tem um abrigo, uma casa para morar, dos deserdados da terra. Na insegurança de quem não tem um teto, Deus vem para salvar e confortar.

Emanuel é, por isso mesmo, Deus presente conosco, sensível às nossas angústias e privações. Deus mostra, por meio do nascimento do Messias, que Ele não está indiferente ao que se passa com os povos da terra. Deus se solidariza com cada um de nós e especialmente os mais pobres e marginalizados. Deus, em Cristo, veio ao mundo para mudar nossas vidas e nosso destino. Isso é o Natal!

Leave a Reply

Your email address will not be published.