Mais que lírios e pardais – Mateus 6,25-33

A natureza se renova sempre respeitando seus ciclos. As coisas na criação de Deus têm um começo, um período de maturidade e um fim. As plantas e os animais não sofrem de ansiedade ou preocupação quanto ao dia de amanhã. Elas não precisam se perturbar  com sua subsistência, pois de uma forma estranha ao nosso entendimento, parecem estar seguras de que Deus cuida delas.

Jesus Cristo se valeu desta comparação para lembrar que nossa ansiedade não nos ajuda muito quando nossa sobrevivência se relaciona com o cuidado divino. Cada dia trás consigo seu prazeres e pesares. Nossas preocupações, na verdade, só fazem é aumentar nossos  problemas.

Todavia precisamos ser realistas e nos perguntar: quem poderá viver sem se incomodar com os riscos da vida? Não é fácil viver sem se preocupar.

Todo dia é um dia novo, cheio de possibilidades. Quem confia em Deus sabe que nosso valor não está em nós mesmos, mas no grande amor dEle por nós. Não temos nada para oferecer numa eventual (e absurda) barganha com Deus. Ele nos ama pura e simplesmente. E este amor não tem limites. É inexplicavelmente incondicional e infinito.

Por meio de seu cuidado Ele nos dá quotidianamente sinais claros de que nunca faltará para nós o sustento diário. Assim tem sido com lírios e pardais e assim será também conosco.

Nossos cabelos estão contados  – Lucas 12,7

Jesus serve-se de uma analogia que nos assusta tamanha a sua simplicidade e grandeza: Para Ele nós somos tão importantes para o Pai que cada ato de nossa vida está sob o cuidado e o controle divino. Nada foge à sua “materna” atenção por nós, seres humanos. Nós somos mesmo muito importantes para Deus. 

Os fios de cabelos a que se refere Jesus Cristo são o exemplo de algo impossível de ser contado. Nem mesmo a pessoa que sofre permanentemente com queda de cabelos tem conta exata dos fios que perdeu. Isso é algo impossível de se calcular. Está num nível de particularidade tão grande que não podem ser alcançados por nossos olhos. Mas exatamente aí é que se mostra o cuidado divino: Ele pode cuidar de nós melhor que nós cuidamos de nós mesmos. Ele, mesmo sendo tão grande, se aproxima de nós, seres tão pequeninos. Ele sempre cuidará  de nós, pois Seu grande amor não poder sofrer variação. O amor divino é algo constitutivo de sua natureza eterna. Deus é amor!

Conclusão:

Jesus Cristo nos estimula a confiar no amor divino. Independente de nossas opções de vida, de nossas limitações e fracassos, nós sempre seremos muitíssimo importantes para Deus. Por meio de nossa fé podemos estar seguros que nada se passará conosco sem que Deus saiba. Sua providente mão está sempre nos guiando. Ele cuidará sempre de nós, hoje e sempre. E isso será sempre assim, pois o Deus que não muda, assim deseja. Seu amor não tem condições, pois é fruto de Sua graça infinita.