Um aquecido coração – pela Palavra de Deus!

O dia 24 de maio é, para a Igreja Metodista, uma data valiosa pelo seu conteúdo. John Wesley teve uma experiência com a Palavra de Deus como nunca tivera antes, ao ouvir a leitura do comentário de Martinho Lutero ao livro de Romanos, capítulo primeiro, exatamente quando se lia acerca dos versos 16-17: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

Este fato ficou conhecido como “a experiência do coração aquecido”, devido às palavras do diário de Wesley em 1738, quando fora àquela reunião de estudo bíblico em Londres, na rua Aldersgate: “Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvado da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”.

O importante de tudo é percebermos que a experiência de Wesley pode ser a de cada um de nós em um dia normal de nossas vidas, como o fora para ele. O que John Wesley fez foi simplesmente esquecer um pouco todos os afazeres que tinha com o trabalho, com a igreja e com a universidade, e ir a uma reunião para ouvir Deus falar com ele em Sua Palavra. Sem correrias, sem preocupações, sem pressa de ir embora para fazer isso ou aquilo. Ele entrou em contato com a Bíblia e sua reflexão como nunca fizera antes. E isso fez toda a diferença. Quem sabe você também não possa ter seu coração aquecido – e a certeza de que Jesus te ama e tirou os seus pecados – no próximo domingo pela manhã, quando for à escola dominical? Ou quando for aos cultos, sejam pela manhã ou à noite? A oportunidade chegou para Wesley e aqueceu o seu coração, a exemplo dos discípulos no caminho de Emaús quando ouviam o próprio Jesus falando das Escrituras (Lucas 23,13-35). Não terá chegado o seu dia de sentir o mesmo, querido irmão?

No Deus que se humanizou e aquece o coração,

Alessandra Viegas